Greenpeace e Los Santos +3 °C
Um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14585418Palavras-chave:
Greenpeace, Grand Theft Auto V, Los Santos +3ºC, Game, Marketing digitalResumo
O presente estudo de caso analisa o case Los Santos +3 ºC, produzido para o Greenpeace Brasil, em 2022, em parceria com a agência VMLY&R, no Brasil. A campanha foi realizada utilizando o jogo Grand Theft Auto V (GTA V), com modificações da cidade virtual Los Santos, fazendo os jogadores vivenciarem as consequências da crise climática em um cenário de aumento de +3 ºC. O case contou com a parceria de streamers brasileiros e teve o objetivo de conscientizar o público jovem-adulto sobre a urgência da crise climática e incentivá-lo a tomar medidas para enfrentar esse cenário. A partir desse estudo, compreendemos que o Greenpeace vem utilizando, de forma bem-sucedida, a publicidade polêmica como recurso para obter atenção midiática, e o uso de jogos do gênero ação-aventura para incentivar a ação em relação à crise climática. A campanha foi premiada no Festival de Cannes, com as conquistas nas categorias: Integração de Marcas para Jogos; Entretenimento para Esporte; Prata em Entretenimento — Inovação em Branded Content e Bronze em Rádio e Áudio, tornando-se a campanha brasileira mais premiada da edição.
Downloads
Referências
ADWEEK. 'GTA V' Torna-se um alerta de mudança climática em projeções do mundo real. Disponível em: https://www.adweek.com/creativity/gta-v-becomes-a-climate-change-warning-in-real-world-projections/. Acesso em: 03 mai. 2023.
ALMEIDA, Anderson; ALVAREZ, Palmira; CASTRO, Geórgia. Análise de discurso em diferentes materialidades. Catu: Bordô-Grená, 2021. Disponível em: https://bit.ly/467VVzG Acesso em: 25 set. 2023.
As mudanças climáticas. WWF, s.d. Disponível em: https://bit.ly/3P2suI2>. Acesso em: 26 jun. de 2023.
ATIVISTAS do Greenpeace invadem plataforma de petróleo. Made for Minds (Feito para Mentes), 2015. Disponível em: <https://www.dw.com/pt-br/ativistas-do-greenpeace-invadem-plataforma-de-petróleo/a-18365736>. Acesso em: 26 jun. 2023.
AZEVEDO, Diego Gib. A polêmica como estratégia persuasiva no discurso da publicidade e propaganda. 2013. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Disponível em: <https://bit.ly/3PeEKGx>. Acesso em: 09 abr. 2023.
BALTRUSCH, Camila. Greenpeace e VMLY&R mostram fragilidade da vida animal em uma série de anúncios em papel especial. Abramark, 2023. Disponível em: <https://bit.ly/3sx76Df>. Acesso em: 26 jun. 2023.
BBC NEWS. Greenpeace: 50 anos de ativismo ambiental (50 years of environmental activism), 4 abr. 2022. Disponível em: <https://www.bbc.com/news/world-11108059>. Acesso em: 03 maio 2023.
BRENNER, Wagner. O vídeo case de Greenpeace Los Santos +3º que rendeu dois Leões de Ouro para a VMLY&R Brasil. UPDATE OR DIE, 21 jun. 2022. Disponível em: <https://bit.ly/3R06Re8>. Acesso em: 03 mai. 2023.
CRISPIM, Renata Borges. Estratégias singulares de agendamento: caso do Greenpeace, 2003. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/24210/14084. Acesso em: 3 mai. 2023.
DULOREN. Institucional: conheça mais sobre a história da Duloren. Duloren, 2023. Disponível em: https://www.duloren.com.br/institucional/sobre-nos. Acesso em: 6 mai. 2023.
EXAME. Greenpeace completa 50 anos em meio à crise ambiental mais grave da história. Entrevista com Rômulo Batista, diretor executivo do Greenpeace Brasil. Disponível em: <https://exame.com/ciencia/greenpeace-completa-50-anos-em-meio-a-crise-ambiental>. Acesso em: 24 jun. 2023.
ESCOBAR, Herton. IPCC: se nada for feito, colapso climático é iminente. Jornal da USP, 09 de ago. de 2021. Disponível em: < https://bit.ly/3EOh321 >. Acesso em: 26 jun. de 2023.
GRANDES NOMES DA PROPAGANDA. Entrevista com Rafael Pitanguy. [S.l.], 14 jan. 2020. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=GNKgZVJcwQ0>. Acesso em: 03 mai. 2023.
GREENPEACE. Sobre nós (About us). Disponível em: https://www.greenpeace.org/international/about/. Acesso em: 03 maio 2023.
GREENPEACE. Greenpeace: 50 anos lutando pelo planeta (50 Years Fighting for the Planet). Amsterdam: Greenpeace International, 2021.
GREENPEACE. Greenpeace: Los Santos +3° C, 2022. Disponível em: <https://bit.ly/3qHbiQl>. Acesso em: 03 jun. 2023.
GREENPEACE. Greenpeace no mundo, s.d. Disponível em: https://bit.ly/3YSia9Y. Acesso em 28 ago. de 2023.
GUITARRARA, Paloma. "Greenpeace"; Brasil Escola. [s.d]. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/greenpeace.htm. Acesso em: 03 jun. 2023.
HOW Wendy’s and VMLY&R reached the adblock generation by smashing freezers in Fortnite. The Drum, 2019. Disponível em: <https://bit.ly/3MkTd1S>. Acesso em: 08 mai. 2023.
IMPACTOS DAS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS: CASOS PRÁTICOS. CLIMATE SCIENCE 2030. Disponível em:<https://bit.ly/CLIMATESCIENCE2030 >. Acesso em: 07 mai. 2023.
LEÃO, Larissa. Pirralha e raivosa: a desmoralização de Greta Thunberg como estratégia desmobilizadora do ativismo climático, 2021. Disponível em: <https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/47341>. Acesso em: 03 mai. 2023.
LOS Santos +3ºC: Greenpeace e VMLY&R: crise climática chega a game. Clube de Criação, 2022. Disponível em: <https://bit.ly/47O9XaX>. Acesso em: 03 jun. 2023.
LUSA, Agência. Alerta do Greenpeace em faixa na estátua do Cristo Redentor no Rio. RTP Notícias, 2006. Disponível em: <https://bit.ly/3OWSrIQ>. Acesso em: 26 jun. 2023.
MARZOCHI, S. F. GOMES, Marcela. POLÍTICA, ESTÉTICA E ATIVISMO AMBIENTAL: um estudo sobre as ações do Greenpeace no contemporâneo. GOMES, Marcela. FLORIANÓPOLIS. p. 124. 2014.
MAZETTI, Henrique; FREIRE FILHO, João. “Apenas uma garota”: Greta Thunberg e os enquadramentos da raiva. Revista Mídia e Cotidiano, v. 14, n. 1, p. 7-31, 2020. Disponível em: <https://bit.ly/45Ka5q4>. Acesso em: 15 abr. 2023.
MEDEIROS, Júlio. OS DESAFIOS DAS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS PARA O MUNDO. Rede Multisites STI da Universidade Federal Fluminense, 2023. Disponível em: . Acesso em: 29 out. 2023.
MEIO & MENSAGEM. Case “Los Santos +3°C” ganha 10 prêmios no Cannes Lions. Disponível em: <https://bit.ly/40hENFn> Acesso em: 3 mai. 2023.
MEIO & MENSAGEM. VMLY&R e Rockstar usam GTA para alertar sobre mudanças climáticas. Disponível em: <https://bit.ly/40ek1Xe>. Acesso em: 03 mai. 2023.
MEIO & MENSAGEM. O maior sucesso de “Los Santos +3°C” foi chamar a atenção para um problema urgente. Disponível em: <https://bit.ly/3Z0Cw0Y>. Acesso em: 03 mai. 2023.
MOREIRA, Jéssica. A violência como entretenimento nos jogos eletrônicos: um estudo sobre o sucesso de Grand Thef Auto V. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. Disponível em: <https://bit.ly/3EdUlQi>. Acesso em: 12 mai. 2023.
MUDANÇAS climáticas: ameaça ao bem-estar humano e à saúde do planeta. Nações Unidas Brasil, 02 de mar. de 2022. Disponível em: <https://bit.ly/3PeUPfl>. Acesso em: 26 jun. 2023.
GREENPEACE 50 anos: relembre momentos da ONG em protestos pelo mundo. O Globo, 2021. Disponível em: <https://bit.ly/47UyH19>. Acesso em 25 set. 2023.
OLIVEIRA, Evandro. Comunicação estratégica integrada para a participação cívica, activismo e campanhas para mudanças em organizações sem fins lucrativos: Greenpeace, Amnistia e Ser+ em Portugal. 2011. Tese de Doutorado.
O QUE são as mudanças climáticas? Nações Unidas Brasil, s.d. Disponível em: <https://bit.ly/45qi4c1>. Acesso em: 26 jun. 2023.
O TEMPO está se esgotando. Coalition for Rainforest Nations, s.d. Disponível em: <https://bit.ly/3EhNEgq>. Acesso em: 26 jun. de 2023.
POLÊMICA. In: DICIO, Dicionário Online de Português. Porto: 7Graus, 2020. Disponível em: https://www.dicio.com.br/polemica-2. Acesso em: 27 abr. 2023.
ROSSET, Tatiane. Cena de tortura no game Grand Theft Auto V provoca polêmica. VEJA SÃO PAULO, 2017. Disponível em: <https://bit.ly/3YWkJIj>. Acesso em: 25 set. 2023.
SANTOS, N; BELINAZZO, C; MACEDO, J. As Novas Mídias e o o Ativismo Digital Na Proteção do Meio Ambiente: Análise do Site Greenpeace.Org. Revista Eletrônica do Curso de Direito da UFSM, [S. l.], v.8, p.27–39, 2013. Disponível em: periodicos.ufsm.br/revistadireito/article/view/8215. Acesso em: 6 mai. 2023.
TEUNISSEN, Evandro Samuel Ribeiro dos Santos. Comunicação estratégica integrada para a participação cívica, activismo e campanhas para mudanças em organizações sem fins lucrativos: Greenpeace, Amnistia e Ser+ em Portugal. 2011. Tese de Doutorado.
VMLY&R. Los Santos +3ºC. Disponível em: https://www.vmlyr.com/pt-br/work/grand-theft-auto-v. Acesso em: 3 mai. 2023.
VMLY&R. VMLY&R e Rockstar Games usam GTA para alertar sobre as mudanças climáticas. Disponível em: <https://www.vmlyr.com/pt-br/brazil/news/vmlyr-e-rockstar-games-usam-gta-para-alertar-sobre-as-mudancas-climaticas>. Acesso em: 03 mai. 2023.
VITORINO, Débora Fialho; RODRIGUES, Linduarte Pereira. A imagem feminina nas peças publicitárias da Duloren. Anais XI CONAGES. Campina Grande: Realize, 2015. Disponível em: <https://bit.ly/3tdYWQd>. Acesso em: 25 set. 2023.
ROCKSTAR GAMES. GTA Online: Los Santos +3°C. Disponível em: https://www.rockstargames.com/newswire/article/52511/GTA-Online-Los-Santos-3-C. Acesso em: 3 mai. 2023.
ROGERS, Scott. Level Up: O Guia para Grandes Designers de Jogos. John Wiley & Sons, 2010.
SANTOS, Rodrigo Jesus. Fortes chuvas escancaram negligência do Brasil diante da crise climática. Greenpeace, 2022. Disponível em: <https://bit.ly/3QYGchv>. Acesso em: 07 mai. 2023.
WARE, Alyn. Lembre-se de sua humanidade: Aniversários do Manifesto Russell-Einstein, caso ICJ e bombardeio do Rainbow Warrior. Campanha Global pela Educação para a Paz, 2020. Disponível em: <https://bit.ly/3OWRobS>. Acesso em: 26 jun. 2023
WOEBCKEN, Cayo. Live Streaming: tudo que você precisa saber para produzir esse tipo de conteúdo com sucesso. Rock Content, 2020. Disponível em: . Acesso em: 07 mai. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Mídia e Design
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à Revista Mídia e Design e seguem o padrão Creative Commons (CC BY), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.